AS PEGADINHAS DAS OPERADORAS DE TELEFONIA (COTIDIANO)

Sua-chamada-está-sendo-encaminhada-para-a-caixa-de-mensagens-e-estará-sujeita-a-cobrança-após-o-sinal-beeeeep!!” (bem rápido)

Ih! Você acabou de perder algumas dezenas de centavos! (pode gargalhar:KKKKK!).

O que se segue a essa rajada impiedosa é sua cara de Mico-leão-da-cara-de-babaca-puto-da-vida, um animal que, infelizmente, NÃO está em extinção.

É assim mesmo que se fica parecendo toda vez que se é pego numa dessas armadilhas que as operadoras de telefonia armam para cima da gente. E isso está tomando um vulto incontrolável. Deve ser um tremenda máquina caça-níqueis para as operadoras.

Nesta outra categoria de mensagem, a pegadinha vem em dose dupla. Vê se você descobre: Você disca (não me recrimine por ter usado o verbo discar; nasci em 1960) para um número qualquer e sua ligação é interceptada pela seguinte mensagem dita por uma jovem com sotaque paulistano (quase corintiano):

Deixe seu recado! A pessoa vai ouvir gratuitamente e você só será tarifado após o sinal.” Depois disso, ouve-se um “Beep!!”

Não notou onde estão as pegadinhas? Preste atenção porque vou repetir a mensagem, enfatizando as pegadinhas:

Deixe seu recado! A pessoa vai ouvir gratuitamente e você só será tarifado após o sinalBeep!!”

Tá sorrindo de quê? Isso é coisa científica! É neurolinguística pura!

Você não se apercebe, de imediato, que a mensagem fala que o “serviço gratuito” é de o destinatário OUVIR A MENSAGEM (mas isso sempre foi e será gratuito! Não precisava nem dizer!). O que vai ser mesmo tarifado em milionésimos de segundos é o serviço de você DEIXAR RECADO NA CAIXA POSTAL!

O que ocorre é que, ao ouvir a palavra “gratuitamente”, seu cérebro manda uma mensagem de relaxamento e satisfação: “oh, que legal! Isso é gratuito, manda ver! De graça até ônibus errado!”. Ou seja, você se satisfaz com o que ouve (gratuitamente), relaxa, e nem presta atenção aos termos finais da mensagem (a informação de que sua mensagem “só” será tarifada depois do sinal).

Só que o sinal (BEEP) já vem colado com o final da frase e você, incauto leitor, sequer tem tempo de entender o que se passou! Se for nesses smartphones touchscreen que têm descanso de tela, então, aí é que você dança mesmo, pois, até que a tela responda ao toque, rescenda, você a destrave e clique para desligar a chamada, é possível que você já tenha entrado no segundo minuto da ligação!

Quando você vem se dar conta de que foi tapeado e perdeu mais algumas dezenas de centavos, de novo você fica com aquela cara de Mico-leão-da-cara-de-babaca-puto-da-vida! “Puta que pariu!”, você provavelmente bradará, se é que entendeu a pegadinha.

Quer ver outra?

Eu ainda não alcancei onde algumas operadoras querem chegar, ou se ganham alguma coisa (devem ganhar, obviamente!) para intervir em sua chamada somente para lhe dar uma mensagem absolutamente inócua e completamente dispensável “O número que você chamou está ocupado. Tente mais tarde”! Já passou por essa?

Desconfio, seriamente, que, quando isso ocorre, sua ligação é tarifada, porque alguma engenhoca tecnológica adrede preparada pela operadora deve cuidar de tarifar a chamada e pingar algumas moedas a mais em seus polpudos cofres. Não é nostalgia, não, mas o velho e infalível sinal de ocupado “beep-beep-beep-beep” resolveria, tranquilamente, essa parada, sem me deixar com essa dúvida atroz.

Agora imaginem isso ocorrendo milhares, quiçá milhões, de vezes ao mesmo tempo em todo o país! O quanto isso não significa para a economia popular?

Por último vêm as chamadas a cobrar, que são uma outra modalidade em destaque.

Você tem 6 segundos para identificar quem está ligando para seu número, caso contrário a ligação é tarifada. O pior é que o infeliz do discador a cobrar nem se dá o trabalho de dizer o nome e a cidade de onde está falando!

Seu telefone toca às 23:15h, você já deitado tentando pegar no sono, ou, se for um daqueles raros dias, você se encontra devidamente bem acompanhado e já se está “a postos” depois de algumas preliminares, com as turbinas já aquecidas, chega uma ligação a cobrar em seu telefone:

“Turu-tururu-tururu... Chamada a cobrar! Para aceitá-la, continue na linha após a identificação... tu-ruuu!”.

Quem será a essa hora?, você se pergunta, enquanto a mensagem toca. Antes de qualquer reação sua, uma voz do outro lado da linha, sem se identificar diz: 

Ói, Dinho... (registre-se que seu nome é Carlos e você não tem esse apelido) ... num vai dá pr'eu saí hoje não, mode minha patroa pediu pra mim ficar tomando conta do Toninho. Me ligue amanhã, viu? Um beijnho bem naquele lugarbeep-beep-beep

E lá se foram mais algumas dezenas de centavos, além de que você vai ter que começar tudo do zero naquilo que você estava fazendo, se sua companhia já não estiver roncando!

É lasca, não é, Sr. Mico-leão-da-cara-de-babaca-puto-da-vida?!

Se essas regras estão em conformidade com as normas da ANATEL, então o problema é outro: extinga-se a ANATEL, porque pelo menos nesse particular, está jogando no lado contrário!

Tenho visto o Ministério Público atuar em tantas frentes de batalha, principalmente naquelas que dão visibilidade, entrevista coletiva, manchetes de primeira página, geralmente em casos que causam comoção pública. Obviamente tem muito membro do parquet que se preocupa apenas em cumprir seu papel institucional, independentemente de os holofotes estarem ligados e dos perigos dessa missão tão nobre. Taí algo em que se debruçar para defender os direitos do consumidor.

Se, pelo menos, a dona da voz dessas mensagens fosse aquela voz rouca e sensual da Íris Lettieri (aquela mesma que soa nos aeroportos “Atenção senhores passageiros do voo 174. Dirijam-se ao portão 2. Embarque imediato!”), a gente ainda ficaria um pouco menos indignada!

Comentários

  1. Pois é !!! Quem nunca passou por uma dessas pegadinhas atirem a primeira pedra!!!

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  2. Tem toda razão, não é a toa que os bolsos do Carlos Slim ficam cada vez mais cheios... o que me levou a pensar agora se esse problema também ocorre fora do Brasil.

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  3. Parabéns, meu querido! E fiquei imaginando minha cara de ...

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  4. Muito bom! Tentam pegar o nosso rico dinheirinho na cara dura! A solução, agora, é estar atento à neurolinguística ou, ter um dedo o dedo mais rápido do Oeste para desligar a tempo...

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  5. Preciso ser mais viva para não me sentir a própria idiota.
    Abraço,
    Alba

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  6. Olá Volney,
    sou Promotor de Justiça e curiosamente estava procurando algo na internet exatamente sobre o que escreveu, mas só encontrei seu texto.
    Há muito percebi a quebra da boa-fé objetiva, em especial na mensagem quando a ligação não é atendida pelo destinatário, de uma velocidade absurda. Eu mesmo já caí neste golpe, o que dirá pessoas idosas, crianças, pessoas com problemas auditivos ou motoros, etc., pois se exige uma celeridade incrível para dar o "stop" na ligação. Quebra-se a boa-fé, pois quando telefonamos para uma operadora, com problemas diversos, a lentidão no atendimento é a regra. Enfim, ainda ingressarei com uma ACP neste sentido. Não trabalho somente na área de consumo, sou clínico geral ainda, não sou de holofotes, mas confesso que o volume de serviço, às vezes, dificulta (ou procrastina) uma atuação em questões tão melindrosas, imperceptíveis, de pequena monta do ponto de vista individual, mas em larga escala para a coletividade. É a tampa de creme dental desenhada para despejar mais do que o necessário sobre a escova.
    Atenciosamente,
    Frederico

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    1. Olá, Frederico. Agradeço o acesso ao nosso blog. Ao vir responder este seu comentário, percebi que este artigo já é o mais acessado, o que denota a sua importância. As operadoras de telefonia já são os principais clientes das pequenas causas (como demandados, obviamente). Há outras pegadinhas novas (cobrança de serviços não contratados - às vezes são valores pequenos que não estimulam o lesado ajuizar uma ação, ou são valores consideráveis, os quais, após uma reclamação, eles "negociam para um valor menor, ainda assim indevido, fazendo o cliente crer que obteve êxito na negociação, ou são mensagens de texto SMS que são tarifados somente com a leitura; há um novo que consiste em a operadora mandar um aviso para seu smartphone perguntando se você quer sincronizar seus contatos do chip, sem advertir ao incauto cliente que o serviço é tarifado, etc.) Algo precisa ser feito e o MP tem um papel preponderante nisso. COnheço diversos membros do MP/AL. De que estado você é? Meu e-mail, para troca de outras informações e opiniões: volneyamaral@gmail.com.

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  7. Obrigado Volney... Por um momento pensei ser a única pessoa do mundo que havia identificado essa canalhice das operadoras em conluio com a Anatel. Já estava me sentindo alienado, mas agora sei que alienados são os outros que se deixam cair por esses golpes...

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