A REVISTA QUE PRECISA ACABAR (COTIDIANO)



Algum de vocês, leitores, já passou pelo constrangimento de ter suas compras revistadas e conferidas ao sair de alguma loja do tipo Sam’s Club ou do Macro? Eu já! Mas tenho me insurgido contra essa prática horrorosa!

Toda vez que faço compras no Sam’s Club, meu ritmo cardíaco sempre tende a subir no momento em que eu deixo o caixa e me dirijo à saída da loja, porque lá haverá um preposto da loja bem no meio de meu caminho de saída, com uma caneta e uma prancheta na mão, para cumprir seu mister: constranger-me com uma revista em meu carrinho de compras!

Nessa hora eu sempre tenho que me preparar para passar por um duplo constrangimento: um é o constrangimento de ter minhas compras revistadas, conferidas, contadas, para a loja se certificar que eu não estou levando mais itens dos que eu estou pagando; e outro constrangimento é o de eu ter que constranger o pobre empregado daquela loja encarregado de “conferir” minhas compras.

Minhas razões são mais que simples. Quando eu passo no caixa, a operadora confere minhas compras, escaneia o código de barras, totaliza o valor dos itens que comprei e eu pago o valor total das compras, meu rico dinheirinho, como num passe de mágica, sai em milionésimos de segundos da minha propriedade (minha conta-corrente ou meu bolso) e é creditado na conta do Sam’s Club, passando a quantia a ser propriedade da loja. Zap! Agora o dinheiro não é mais meu! Coisas da moderna tecnologia da informação e da comunicação!

Em compensação, as mercadorias pelas quais eu paguei não são mais do Sam’ Club. São minhas!!!! Alguém duvida disso? Sim! O pessoal do Sam’s duvida muito! Por isso eles querem conferi-las. 

Ora, se a partir do momento em que a maquineta do cartão indica “transação aprovada” e meu ativo é transferido para a conta do Sam's, e as compras passam a ser minha propriedade, eu não tenho que, necessariamente, deixá-las ser revistadas ou conferidas! A transferência de propriedade (do ativo bancário e das mercadorias) operou-se sinalagmaticamente.

As razões da loja para essa prática talvez sejam flagrar furtos, desvios, fraudes com ou sem a conivência de seus “colaboradores” (já ouviu isso no sistema de som das lojas?) ou simplesmente evitá-los. Para mim, nada disso justifica essa prática.

Filosofemos: se a loja desconfia de seus empregados, então ela que melhore a seleção de empregados. Se desconfia de mim, como cliente, simplesmente cace minha carteira de “sócio” do Sam’s Club, pois, nessa hipótese, eu não sou digno de pertencer a esse “clube”. Se desconfia de ambos, coloque um olheiro em cada caixa, para se certificar que as compras estão sendo registradas e devidamente pagas. 

Ademais, as lojas sempre têm sistemas de monitoramento por câmeras de segurança. Então os monitores sempre têm alguém a vigiá-las, olhá-las, monitorá-las, não é mesmo? Então que foque suas atenções na passagem das mercadorias pelo caixa. Não se valha de meu constrangimento para alcançar a meta de roubo zero! Eu também tenho minha meta: constrangimento zero! Respeite-a!

Cá entre nós, não sei por que eles chamam aquilo de “Club”. Ah, talvez seja pela anuidade que você tem que pagar. Mas, anuidade para quê? Nem meu nome, nem meu CPF nem meu RG, nem minha filiação mudam de ano em ano. Então, por que eu tenho que renovar um não-sei-o-quê, pagando uma nada módica taxa de cerca de 40 reais?

Em tempo: taí mais uma coisa para o Ministério Público agir em defesa dos interesses coletivos dos consumidores.

VOLNEY AMARAL

Comentários

  1. Volney!!
    Concordo plenamente com o que você escreveu. Aqui em Natal não acontece mais essa revista, não sei porque acabou, mas ainda bem que terminou, eu tbm ficava constrangida com tal ato.
    Outra coisa absurda é a taxa que pagamos, vc sabia que em Salvador/BA eles não pagam taxa pra nenhum desses supermercados?? Nem estacionamento em shopping é cobrado. Um taxista de lá me disse que os baianos se reunem e não frequentam esses lugares que exigem anuidade, então eles cortam a taxa porque não tem público. Se todo mundo se unir e deixar de frequentar o lugar, num instante eles deixam a taxa de lado.

    Liliane Moure

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito constrangedor tanto para os clientes como também para os funcionários que precisam seguir rigorosamente as normas estabelecidas pelo grupo wal-mart em todas as suas lojas. E lhe garanto que é bem mais constrangedor para os funcionários que estão apenas fazendo o seu trabalho e muitas vezes têm que ouvirem poucas e boas de alguns clientes (que estão cobertos de razão, mais que infelizmente reclamam com a pessoa errada!!!) para mim um dos maiores constrangimentos e a porta giratória dos bancos que para aqueles de boa aparência (bem vestidos) a porta abre normalmente, no entanto para muitos são obrigados a ficarem praticamente despidos para poderem entrar!!! Devemos cobrar nossos direitos e igualdades.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Concordo em partes com vocês, é algo constrangedor ter a conferencia na saída do Sam´s Club, porem muitas vezes acontece do caixa passa o produto errado,para mais ou para menos (ele também é ser humano, também comete erros).
    E isso de pagar a anuidade não é um absurdo tão grande assim, as vantagens são que as filas comparadas com outros supermercados é bem menor, e ha muitos produtos importados e com preços bem mais acessíveis, e isso de pagar uma anuidade de R$45,00 não vai de deixar nem mais rico, nem mais pobre, e para finalizar o Sam´s Club não me forçou a virar sócio, eu fiz por livre e expontanea vontade, e como todos as empresas existem normas e procedimentos, essa da conferencia é só mais uma.
    E para finalizar, o dinheiro da anuidade e o do pagamento da compra são meus, e eu sou uma pessoa livre posso escolher onde e como irei gasta-lo, a partir do momento que eu não quiser fazer compras -lá é só eu não ir até lá.
    recomendo que pensem nisso e vejam se eu tenho razão ou não.
    obrigado por ouvirem o ponto de vista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário